segunda-feira, 9 de março de 2009

Who watches the Watchmen?

watchmen

Quem curte quadrinhos delirou. A graphic novel com maior reconhecimento de público e crítica (vencedor de Prêmios Kby, Eisner e o Prêmio Hugo de Literatura), escrita por Allan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, foi finalmente adaptada para o cinema através do diretor Zach Snyder, que também dirigiu outra obra prima que foi 300.

Além da óbvia revolução visual, que já vimos em 300, o filme de Zach Snyder contou com um estudo detalhado de referências históricas do mundo das ideologias políticas, da moda, das ciências e das artes, que faz com que possamos fazer uma viagem através da História da Humanidade entre 1930 e 1985. A morte de Kennedy, o governo Nixon, o Homem na Lua, a obra de Andy Warhol, a revolução Hippie,a Guerra do Vietnã, a Guerra Fria, e até uma piadinha sobre a candidatura de Reagan ao Governo Americano são exemplos de imagens que percorrem na tela, num esquema de vídeo clipe.

Tudo isso, acompanhado de uma excelente trilha sonora, que situa o espectador conhecedor de boa música no momento histórico em que a estória está sendo contada: Nat King Cole, Billie Holiday, Nina Simone, Jimmy Hendrix, Bob Dylan, Janis Joplin, Bob Dylan, Simon & Garfunkel, My Chemical Romance, entre outros, somente para dar uma idéia do que estou falando.

Para quem não conhece a estória, ela se baseia numa realidade fictícia em que estaríamos em 1985, em que Nixon estaria em seu 5o. mandato, em meio a uma tensa situação entre a URSS e os EUA, prestes a um conflito nuclear. Nessa realidade, os super- heróis existem, e convivem na sociedade entre 1930 e cerca de 1960. Em 1977, Nixon determina a Lei Keene, em resposta à greve da polícia e a queixa popular das ações dos super-heróis agindo acima da Lei. Nela, os super-heróis teriam que prestar contas dos seus atos para o Governo. Muitos dos super-heróis se aposentaram, e alguns mantém suas atividades sobre supervisão governamental. Aqueles que não cooperaram foram mortos, presos, perseguidos ou considerados loucos.

A estória narra os fatos ocorridos naquele momento histórico, em torno da morte do personagem Comediante. O Comediante foi um daqueles super-heróis que continuaram prestando serviços através da supervisão do Governo, e no início da estória é morto de maneira trágica e violenta. Ele era conhecido por seu cinismo e violência, e se refugiava no humor, por conhecer muito bem o terror das relações humanas.

Nesse momento, temos contato com o narrador dessa história, o personagem Rorschach. Rorschach foi um daqueles que não aceitou a Lei Keene, e por isso acabou perseguido. Esse é um personagem muito enigmático, porque traz uma relação ambivalente com a justiça e o submundo. Tem sua própria moral e somente a ela mantém coerência. Com a morte do Comediante, Rorschach desconfia que há um complô contra todos os heróis mascarados e tenta avisar e reunir todos aqueles da sua classe.

Nessa sua busca, teremos contato com vários personagens e os conflitos por eles vividos na sua nova vida “normal”. Nele, percebemos que apesar de super-heróis, os personagens têm as mesmas neuroses humanas, dúvidas, conflitos, fragilidades, e daí a frase : “Who watches the Watchmen?” faz todo o sentido. Os super-heróis cuidam dos humanos, olham por eles, mas quem está olhando os vigilantes? Quem os protege, quem os aconselha, quem os protege deles mesmos?

Não vale a pena contar mais, um filme desses tem que ser visto. Parabéns a Zach Snyder que conseguiu tão bem ambientar o filme, mesmo numa realidade bastante diferente da nossa (década de 80), trazendo questões tão atuais (a cultura da banalização moral e do consumo excessivo).

Quem tiver a curiosidade de ver um pouco mais sobre o filme, o site oficial é esse:

http://watchmenmovie.warnerbros.com/

O site do Terra traz informações interessantes, em português:

http://www.terra.com.br/diversao/cinema/especial/watchmen/index.htm

Posto também os trailers oficiais:

Última (s) Chamada (s) para o embarque na nave mãe do CQC

Contagem regressiva! E amanhã começa a temporada 2009 do CQC, mesmo dia, mesmo horário, mesmo time, mesma irreverência dos meninos, mesma canalhice, mas… cenário novo e novos quadros.

Um exemplo deles é o Fala na Cara, com Oscar Filho e Felipe Andreoli. Oscar entrevistando pessoas na rua, falando mal a respeito de um político, enquanto Felipe sai da van com a pessoa “vítima” e o “crítico” tem que dizer tudo na cara dela. Olha aí a chamada:

Posto também as últimas chamadinhas lançadas para a gente morrer de curiosidade… e de rir!

Datena procurando esses sete elementos, que não aparecem!

Um resumão do que nos espera! Todo mundo sabe o que atrai as moscas.

Até Adriana Galisteu entrou nessa. Tentou se vingar dos meninos e acabou se queimando com Bóris Casoy…

Agradeço muitíssimo a Alebeu, sempre alerta, como uma mosca atrás do CQC, que lançou todas as chamadas no You Tube.

Segue ele aí no You Tube e no Twitter:

http://www.youtube.com/alebeu

http://twitter.com/alebeu

Linko também informações direto do chefe da nave mãe, sobre o roteiro base do programa de amanhã. Informações são encontradas no blog do Tas (como se ninguém conhecesse esse blog), que é:

http://www.marcelotas.blog.uol.com.br

E que saudades da frase: OLHA ISSO!

CQC 43

Entre outras:

FALA NA CARA: COM PAULO MALUF (QUADRO NOVO)

CORINTHIANS X PALMEIRAS: NA COLA DO RONALDO

NIVER DA HEBE

BRASÍLIA: AUMENTO DO SALÁRIO DOS DEPUTADOS

TOP FIVE

PALAVRAS CRUZADAS: PEREIO x CAUÃ REYMOND

CQTESTE: MAGUILA

PROTESTE JÁ: HOSPITAL INAUGURADO NUNCA UTILIZADO

CONTROLE DE QUALIDADE: NÍVEL DE INFORMAÇÃO NO CONGRESSO

sábado, 7 de março de 2009

As últimas notícias CQC 2009

Na contagem regressiva para o CQC 2009, posto as três últimas notícias interessantes: As duas últimas reportagens da Folha de São Paulo e a da página da Band.

07/03/2009 - 09h25

Maluf é exemplar, diz comediante do “CQC”

“Um exemplo de político é o Maluf”, acredita Danilo Gentili, repórter do “CQC”, da Band. “Não estou dizendo que é honesto ou que voto nele, mas ele sempre para e nos dá entrevista. Responde tudo, até se é ladrão. Eu caceto toda hora, e ele continua falando comigo. Isso é uma habilidade que só alguns políticos têm, de saber usar o humor. O Zé Dirceu também. Ele é o Maluf da esquerda. Já a Marta foge”, diz Gentili, que lembra que, nos Estados Unidos, políticos contratam comediantes para criar piadas para seus discursos porque “o humor os aproxima dos eleitores”. Maluf estará em um dos dez novos quadros do “CQC”, que volta nesta segunda, às 22h15, após dois meses de férias. Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folha Imagem Enquanto ele fica escondido em uma van com o repórter Oscar Filho, Felipe Andreoli entrevista um eleitor na rua e pergunta o que acha de Maluf. Depois de assistir às críticas por um vídeo no carro, Maluf sai e encara o entrevistado, que repete tudo na sua frente. O quadro se chama “Fala na Cara” e já foi gravado também com Eduardo Suplicy e Soninha. Gentili (”29 anos, com voz de 14″) está à frente do “Controle de Qualidade”, no qual escolhe uma manchete e vai ao Congresso descobrir até que ponto deputados e senadores estão informados sobre o tema. Uma das notícias é a decisão de Obama de fechar o presídio de Guantánamo. Todos têm uma opinião sobre isso. O problema é quando o repórter pergunta onde fica Guantánamo… “Partimos do seguinte princípio: se a população tem que estar informada, imagine os políticos. Escolhemos temas relevantes, que o público conheça. Mas muitos dos políticos, mais os deputados do que os senadores, não sabem do que estamos falando. Vários não sabiam o que são as Farc. E eles ficam enrolando muito tempo, em vez de admitir”, conta Gentili. Outro novo quadro é o “Palavras Cruzadas”. Duas personalidades gravam, separadamente, respostas às mesmas perguntas. O telespectador vê a tela dividida com as respostas. Na estreia, estarão Gilberto Kassab e Eduardo Paes. Para a questão “tamanho é documento?”, por exemplo, o prefeito de São Paulo respondeu “não”, enquanto o do Rio, após rir, disse “isso é com minha mulher”. Versão de um formato original da Argentina, o “CQC” tem uma das melhores audiências da Band, com cinco pontos de média. Volta com cenário reformulado e a mesma equipe.

nova-cara-do-cqc

05/03/2009 - 13h37

Nova temporada do “CQC” terá dois quadros novos sobre políticos

A segunda temporada do programa “Custe o Que Custar”, que reestreia na Band na próxima segunda-feira (9), ganhará dois quadros novos.

Divulgação
Integrantes do "CQC" (Band) posam com Marcelo Tas (centro): em sentido horário, Rafinha Bastos, Rafael Cortez, Oscar Filho, Danilo Gentili e Felipe Andreoli
Integrantes do “CQC” posam com Marcelo Tas (centro), programa reestreia no dia 9

Em entrevista à Folha Online, Danilo Gentili, um dos repórteres do programa, disse que o tema dos novos quadros envolverá políticos.

Segundo ele, um dos quadros será apresentado por Oscar Filho junto com outro repórter.

Gentili não viajou à Argentina junto com os outros integrantes do “CQC” para gravar as vinhetas da nova edição do programa.

Na segunda, foi veiculado na internet um vídeo em que Marco Luque e Rafinha Bastos simulam uma briga.

Página da Band.com

Quarta feira, 04 de março de 2009 - 10h49

CQC volta ao ar na próxima segunda-feira

Segunda temporada do Custe o Que Custar estréia dia 9

Acabou a moleza. Depois de dois meses de férias, o CQC está de volta. A segunda temporada do programa começa na próxima segunda-feira, dia 9 de março, às 22h15. ” O espírito inquieto e irreverente do CQC é o mesmo, mas a nova temporada chega cheia de surpresas e quadros novos, estamos gravando há um mês e meio”, afirma Elisabetta Zenatti, diretora artistica e de produção da Band. Ela ressalta ainda que quadros de sucesso em 2008, como o Proteste Já e o CQteste também foram reformulados. Mas o time está mantido: Marcelo Tas, Marco Luque e Rafinha Bastos na bancada, com reportagens de Rafael Cortez, Danilo Gentili, Oscar Filho e Felipe Andreoli.

Além do conteúdo renovado, a identidade visual da atração mudou bastante. As diversas vinhetas que pontuam o programa ganharam novas cores, com elaboração em 3D acentuada e estética mais futurista. O cenário de 300 metros quadrados também acompanhou as mudanças e, apesar de manter o painel de leds e o piso iluminado, surge totalmente reformulado por emolduramentos laterais e uma bancada surpreendente. Para receber todas as semanas os fãs que fazem questão de acompanhar o programa ao vivo, na sede da Band no Morumbi, a capacidade da platéia foi ampliada de 180 para 250 lugares.

Marcelo Tas, o líder da trupe, sabe que o desafio deste ano é grande. “Penso que em 2008, conseguimos imprimir um estilo e nos diferenciar de outros programas de humor da TV brasileira. Em 2009, sem dúvida, a tarefa é muito maior. Ousar novos caminhos e ao mesmo tempo manter e aperfeiçoar o já conquistado é um trabalho de equilibrista chinês”, diz. Tas evita entregar o teor dos novos quadros, mas dá uma dica do caminho que será percorrido: “O público pode esperar ver os políticos brasileiros de um jeito que eles jamais foram entrevistados: pelo próprio público”, afirma.

Marcelo Tas, comandante da nave mãe CQC pondo os pingos nos is

Respondendo a minha própria pergunta que levantei há alguns dias atrás, posto o vídeo que Marcelo Tas lançou no seu blog (http://www.marcelotas.blog.uol.com.br) a respeito de uma suposta briga (e feia, se fosse verdade) entre Marco Luque e Rafinha Bastos.

Aliás, no dia anterior teria Marcelo Tas explicado o burburinho que causou o “Furo” de notícia de alguém que lançou parcialmente o vídeo que gerou muita polêmica entre fãs e curiosos do CQC. Contava ele que a Band pensava se postaria ou não o vídeo na íntegra, já que a brincadeira acabou virando motivo de protestos.

Bom, minha resposta seria que já que é para acabar com boato, vamos à verdade na íntegra. Deixar de mostrar somente gera ainda mais fantasias, teorias conspiratórias, como a que eu mesma fiz. Afinal, a meninada do CQC, apesar de estar por aí atrás das celebridades que estão por aí à solta, também são hoje celebridades, e estão sujeitos a perseguições implacáveis.

Sem mais delongas, aí vai o vídeo que Marcelo Tas postou hoje, com a historinha toda na íntegra.

Quinta Categoria 2009 na MTV com Os Barbixas do Humor

Estréia hoje no horário nobre do Humor na MTV, a temporada 2009 do Quinta Categoria, que mantém como mestre de cerimônias Marcos Mion e conta com a participação do Grupo Os Barbixas do Humor.
Pra quem não conhece o Quinta Categoria, é uma disputa no estilo jogos de Improvisação, até o ano passado era uma batalha entre os VJs Marcos Mion e Cazé Peçanha, e contava como jogadores oficiais Bomboner, Madame Mim, Dani Calabresa e Mister Lúdico e outros jogadores convidados.

O programa se manterá às quintas feiras, mas no horário de 22h30, e parece que vai ter um molde diferente.

Com relação ao Grupo Os Barbixas do Humor, junto com Rafinha Bastos os meninos dos Barbixas fazem o espetáculo de Improvisação Improvável, o campeão de acessos no You Tube. O espetáculo está em cartaz no Teatro Tuca da PUC em São Paulo, todas as quintas feiras às 21h30. Quem quer assistir o espetáculo um recadinho: compre beeeeem antecipado. Eles esgotam nas bilheterias que nem ventilador nas lojas ultimamente.
Posto aqui o último vídeo deles no You Tube. Novos vídeos são postados no Canal videosimprovaveis todas as quintas feiras. Nesse dia o Mestre de Cerimônias era Rafinha Bastos, o jogador convidado era Márcio Ballas e os jogadores eram Os Barbixas do Humor. Esse é um dos melhores vídeos deles que eu assisti. Dá uma olhada aí:

OBSERVAÇÃO: Para quem como eu ficou puuuuto, esperando até a estréia do Quinta Categoria, agora ele está previsto para dia 12 de março. Aguardemos!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Danilo Gentili e Rafinha Bastos em Redondo é Rir da Vida

Dia 21 de fevereiro postei meu o Twitter a informação que na época ainda era uma especulação a respeito da dupla Rafinha Bastos e Danilo Gentili, sobre um programa que os dois estariam em negociação com os canais sob coordenação do canal Sony e com patrocínio da Skol.

TV paga: Gentili e Rafinha Bastos apresentam stand-up

A partir de março, os telespectadores de TV paga verão dois rostos conhecidos em sua programação.

Rafinha Bastos e Danilo Gentili, dois dos repórteres do CQC, da Band, assinaram contrato para contarem suas piadas de outra maneira.

Os dois serão os astros de Redondo É Rir da Vida, série de pequenos programas de dois minutos no estilo stand-up comedy /i>. Com horário fixo e patrocínio de uma marca de cerveja, a atração será exibida em cinco canais do grupo Sony - E!, Sony Entertainment Television, MGM, A&E e Cinemax.

Fonte: site Estrelando dia 17/02/2009

Mas eis que hoje Danilo Gentili posta no Twitter o seu vídeo do que me parece mais uma campanha publicitária da Skol, aliás o site é:

http://www.redondoerirdavida.com.br

O site tem uma campanha para que as pessoas postem vídeos que podem ser exibidos na televisão. Posto aqui os dois vídeos, de Rafinha Bastos e Danilo Gentili com o tema Paquera, que foi lançado na época do Carnaval:

terça-feira, 3 de março de 2009

Quebra pau dos meninos do CQC

Quem acompanha o Rafinha Bastos no Twitter

(http://twitter.com/rafinhabastos), leu o último post dele:

“Vou tirar uns diazinhos de folga até da web. Momento stress não mais. Vejo vcs semana que vem no dia 9 no CQC. Abração a todos.”

Ele repetiu o mesmo recado no Blog (http://rafinhabastos.zip.net)

Eis que hoje a tarde recebi o post do Twitter CQC (http://twitter.com/cqc) com o seguinte vídeo:

Tirem conclusões por vocês mesmos, mas os ânimos se esquentaram, não só o tempo…

Ou espero, tenha sido mais uma boa piada…

segunda-feira, 2 de março de 2009

Furo MTV com Dani Calabresa e Bento Ribeiro, Quinta Categoria com Os Barbixas do Humor e a Programação de Humor da MTV 2009

furo-mtv

Dani Calabresa e Bento Ribeiro no Furo MTV

Hoje estréia a nova Programação de Humor da MTV. De segunda a sexta das 21h00 às 22h30, muita bobagem divertida pra gente desopilar o dia.

Às 21h00, Marcos Mion e Mionzinho comandam um festival de bobagens no Descarga MTV.

Às 21h45 como de costume, Marcelo Adnet e Kiabbo, iniciam a temporada de número 2 do excelente 15 minutos.

Às 22h00, Fudêncio e seus amigos no Talk Show Infortúnio com Funérea. O desenho mais mal-humorado e mais querido, Funérea questiona os entrevistados mais inesperados com seus humorzinho negro.

E às 22h15, estréia Furo MTV, com Dani Calabresa e Bento Ribeiro, as notícias do dia com uma visão bem humorada, aos moldes do the Daily Show. Dá uma olhada na reportagem do jornal de ontem sobre a estréia do programa:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,humor-de-cara-limpa,331563,0.htm

E a temporada 2009 do Quinta Categoria, na verdade, agora de 1a.Categoria. Certamente um dos melhores do gênero de Improvisação, o Grupo Os Barbixas do Humor, agora serão os jogadores comandados por Marcos Mion. Todas as quintas feiras às 22h30.

Esse vídeo HILÁRIO, é de um espetáculo do grupo Improvável com Os Barbixas do Humor, Rafinha Bastos e Marcelo Tas.