segunda-feira, 8 de junho de 2009

CQC gravado: A Censura em tempos de Democracia


Gente! Como todos devem estar acompanhando, desde o dia 25 de maio o Programa CQC Custe o que Custar, que sempre teve sua apresentação ao Vivo, vem sendo gravado.
Um dos grandes atrativos do programa, além da irreverência e da habilidade de comunicar fatos muitas das vezes trágicos de forma bem humorada, é a capacidade da bancada que comanda o programa (Marcelo Tas, Marco Luque e Rafinha Bastos) de lidar com técnicas de Improvisação. Desde a mudança do esquema de programa, apesar de ainda manter a qualidade, perdeu-se muito do que prendia o público: o inesperado que poderia ocorrer no momento de um problema. Todos devem se recordar do Ziquezira.
http://www.youtube.com/watch?v=4WQuUu6I1Ss

Tal medida tomada pela Rede Bandeirantes de Televisão, segundo a informação oficial, seria devido a problemas operacionais. Se a justificativa ocorreu devido a " falhas técnicas" como aquela acima descrita, eles estão equivocados. Essa "falha nossa" permitiu mais uma tirada fenomenal da Bancada que virou um hit na internet.

Mas extra oficialmente, se remetermos aos acontecimentos que precederam essa decisão da Band, dia 18 de maio (uma semana antes), um pequeno "ato falho" do Comandante da Bancada Marcelo Tas, ao se referir ao grupo Sexy Dolls, composto pelas atrizes pornôs Carol Miranda, Julia Paes e Sabrina Boeing Boeing, de prostitutas, provavelmente deva ser o estopim dessa decisão. http://www.youtube.com/watch?v=B_EVCTJzAWg

Nós, demasiadamente humanos, cometemos erros. Marcelo Tas não é diferente disso. Comunicador sensacional, criativo, multimídia, mas nada mais que um ser humano, Marcelo Tas educadamente imediamente se retratou ao vivo, pediu desculpas, e está respondendo seu processo. Não vejo motivos pelos quais isso justificaria essa Censura em plenos tempos democráticos.

Eu fiquei muito decepcionada com a Band, porque achei fantástica a iniciativa de dar liberdade criativa para a execução de roteiros e matérias no CQC, o que sempre foi ressaltado por todos os integrantes da equipe.

A retirada do programa ao vivo é, para mim, clara evidência de cerceamento da liberdade expressiva de seus criadores, e suas criações fabulosas e suas falhas, o que é próprio da vida e suas nuances.

Está circulando na internet, uma petição solicitando a volta do CQC ao vivo. Essa é uma manifestação democrática da audiência do CQC, pedindo a liberdade expressiva de seus criadores. Vamos apoiar?

CQC ao vivo Petition

Nenhum comentário: