sábado, 6 de dezembro de 2008

Queime Depois de Ler - mais uma obra prima do humor negro dos Irmãos Cohen

http://www.youtube.com/watch?v=fIq8uIH6uU

“O filme conta a história de pessoas que atravessam a típica crise da meia idade, tanto profissional, pessoal ou sexual. Tudo isso se entrelaça depois com questões de segurança nacional. E é isso que torna o filme uma fábula política. A trama toca a CIA e o mundo das academias e do fitness a todo custo, e conta o que acontece quando estes dois mundos se cruzam e se enfrentam”, disse Joel Coen. (fonte Cinema UOL).

O humorzinho negro dos Irmãos Coen em mais uma das suas. Com um elenco estrelado (John Malkovich, George Clooney, Brad Pitt, Tilda Swinton, Frances McDormand e Richard Jenkins), Queime Depois de Ler é mais uma obra prima cinematográfica dos Irmãos Joel e Ethan Coen. Para quem ainda não os conhece, deve se recordar de Onde os Fracos Não Tem Vez, que foi o grande vencedor do Oscar de 2008 com prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para Javier Bardiem.

Ambientado em Washington, parodiando os filmes de ação e espionagem da CIA, o filme começa com uma visão “Google Earth” do Quartel General “dos homens”, e aquelas cenas dos sapatos engraixados dos “todos poderosos” do alto escalão. Prevê-se mais um daqueles filmes clichês, no maior estilo Denzel Washington. (Que maldade!) Na sala de um desses “grandes”, Osbourne Cox (Malcovich), um agente “importante” da CIA, é dispensado por problemas com álcool. Ao tentar comunicar o fato à esposa Kátia (Swinton), a mesma parece estar mais preocupada com as obrigações sociais do que com o sofrimento do marido. Kátia seria amante de Harris (Clooney), um xerife federal casado com uma escritora de livros infantis que passa a maior parte do tempo em turnê de divulgação.

Enquanto isso, Linda (McDormand) está obsecada com a sua “reinvenção” e no cirurgião plástico decide fazer 4 procedimentos. Esses procedimentos não são cobertos pelo seu plano de saúde. Linda trabalha como recepcionista em uma academia, cujo dono é Ted (Jenkins) e é amiga do Personal Trainer Chad (Pitt). Linda é uma mulher angustiada por não conseguir um parceiro, e busca na Internet companheiros, os quais ela classifica como “Loosers”. Ted é apaixonado por ela (e ela parece saber), mesmo sabendo de seus “encontros virtuais”. Chad é amigo de Linda, um cara que quer se sobressair socialmente, mas não parece ter uma esperteza suficiente para isso.

Osbourne, desencantado com o casamento e com a profissão falida, resolve escrever suas memórias na CIA. Kátia, indignada com o fato do marido ter “pedido demissão” (foi assim que ele explica para ela), consulta um advogado para saber como “se defender”. O advogado sugere que ela “tenha acesso” aos dados financeiros confidenciais do marido. Kátia grava esses dados em um CD e dá para o advogado. Ele entrega o CD à sua secretária, que coincidentemente derruba o CD na academia de Ted. Chad encontra o CD e conta a Linda e eles resolvem pedir uma “recompensa” pelo achado para Osbourne. Linda encontra, enfim, uma forma de bancar suas cirurgias e Chad encontra uma forma de se promover.

O acaso faz esses personagens se encontrar. E então uma série de coincidências bizarras e brutais os envolvem em meio a sexo, traições e chantagens. Tudo em meio ao humorzinho negro dos Coen e às excelentes atuações do elenco.

Vale a pena!

Nenhum comentário: