Ontem fui ver o novo filme de Woody Allen: Vicky Cristina Barcelona.
Lendo as críticas da Bravo, me animei... Lendo as críticas da Folha, me desanimei...
Mas, Woody Allen é assim mesmo, gera polêmica...
Portanto, somente vendo o filme mesmo para saber.
No site do filme consta a seguinte informação:
"Assim como NYC cenário em Manhattan, a atordoante Barcelona é o cenário para as aventuras amorosas de Vicky e Cristina. Essas duas americanas passaram um verão na Espanha e conheceram um extravagante artista (Javier Bardem) e sua bonita mas enlouquecida ex-mulher (Penélope Cruz). Vicky (Rebecca Hall) está comprometida e prestes a casar. Cristina (Scarlet Johansson) é uma aventureira sexualmente de espírito livre. Quando todos se tornam amorosamente envolvidos, o resultado pode somente ser descrito como caótico."
BRILHANTE... Simplesmente brilhante... É o que eu posso dizer do filme.
Em poucos minutos, podemos discutir o que é amor, o que é relacionamento.
Vicky uma mulher tradicionalista, que planejou sua vida até o ponto que havia chegado. Completava seu mestrado em Identidade Catalã nas férias de verão em Barcelona. Está prestes a se casar com Doug, um empresário apaixonado por ela, que pretende prover sua vida de uma estabilidade e tranqüilidade que é exatamente o que ela espera da vida. Para ela, melhor não ter sentimentos, do que sofrer com eles. Entretanto, nessa viagem conhece o pintor Juan Antônio, com quem tem um rápido affair que mudará todo o seu conceito de relacionamento.
Cristina uma cineastra fracassada na vida profissional e pessoal. Acabara de escrever o roteiro, dirigir e atuar em seu filme de 12 minutos sobre o mistério do amor. Sua viagem para Barcelona era a chance que teria para mudar de rumos, redescobrir o amor e redirecionar sua carreira. Apaixona-se imediatamente por Juan Antonio e vive uma relação triangular com ele e sua ex esposa, Maria Elena. Também descobre seu talento pela fotografia.
Juan Antônio é um pintor espanhol bastante excêntrico. Acabara um relacionamento conturbado com sua esposa Maria Elena, por quem tinha um relacionamento de amor, ódio, admiração. Conhece Vicky, com quem tem um rápido affair. E com Cristina chega a desenvolver um relacionamento conturbado e triangular com Maria Elena. Impressiona as moças pelo seu jeito direto e espontâneo.
Maria Elena é ex esposa de Juan Antônio. É uma mulher impressionante, cheia de vida, de criatividade, mas absolutamente conturbada. Abandona o esposo depois de tentar matá-lo por ciúmes. Volta após tentar se matar e acaba vivendo uma relação triangular com Cristina e Juan Antônio.
Olha... vale a pena... É uma fotografia das dificuldades de relacionamento e da compreensão do que é esse sentimento tão complexo que é o amor.
Veja o trailer do filme.
http://www.youtube.com/watch?v=yLv8hBuJHnI